Notícias

Destaques

Tefé protagoniza iniciativa inédita no Amazonas para construção de Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Indígena

Em um movimento pioneiro no Estado do Amazonas, o município de Tefé deu início, nesta quinta-feira (08/05), à elaboração participativa das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Escolar Indígena. O encontro, realizado na comunidade indígena Nova Esperança, localizada na região da Barreira de Baixo, reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Conselho Municipal de Educação (CME), lideranças indígenas, educadores e autoridades locais. A iniciativa marca um avanço significativo nas políticas públicas de educação do município, ao colocar em pauta a construção de uma proposta pedagógica que respeite os modos de vida, as línguas, os saberes e as práticas socioculturais dos povos originários. Com essa ação, Tefé se torna o primeiro município amazonense a institucionalizar o debate sobre diretrizes específicas para a educação escolar indígena, reforçando seu protagonismo na promoção de uma educação inclusiva, plural e comprometida com os direitos indígenas. Durante o encontro, a coordenadora executiva pedagógica da

LEIA MAIS »
Destaques

Professor Marcus Lúcio de Sousa é eleito novo presidente estadual da UNDIME Amazonas

Durante o 8º Fórum Estadual Ordinário da UNDIME/AM, realizado nos dias 7 e 8 de maio no Hotel Quality, em Manaus, o professor Marcus Lúcio de Sousa, atual Dirigente Municipal de Educação de Tefé/AM, foi eleito presidente estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (UNDIME/AM) para o biênio 2025–2027, e como vice-presidente, a professora Vanessa Raquel Silvestre Miglioranza, atual Dirigente Municipal de Educação de Itacoatiara/AM. A cerimônia oficial de posse aconteceu nesta quinta-feira (08/05), às 15h. Com o tema “Gestão da educação: políticas educacionais, garantia do direito à aprendizagem com equidade e redução das desigualdades educacionais”, o Fórum reúne gestores educacionais de todo o estado para debater ações estratégicas que fortaleçam a educação pública nos municípios amazonenses. Em sua primeira fala após a eleição, o futuro presidente da seccional destacou a relevância do trabalho em rede e o compromisso com uma gestão democrática e voltada para os

LEIA MAIS »
Projetos

SEMED lança Projeto “Vrum… Vrum da Leitura” com foco em criatividade, inclusão e aprendizagem transformadora

Na manhã desta quarta-feira, (24/04), a Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) deu a largada oficial ao Projeto “Vrum… Vrum da Leitura”, uma proposta lúdica e pedagógica que pretende acelerar o ritmo da leitura nas escolas e também o entusiasmo das crianças com o universo dos livros e da imaginação. O evento, realizado no auditório do CETAM, reuniu diretores, professores, técnicos, autoridades convidadas e dezenas de estudantes do 2º ao 5º ano da rede municipal. A cerimônia contou com uma programação envolvente, incluindo apresentações, leitura dramatizada da fábula “A Menina do Leite” e uma fala especial dirigida diretamente às crianças e professores, conectando literatura com o cotidiano escolar. “A leitura é o combustível da imaginação e do saber. Com o Vrum… Vrum, queremos despertar nas nossas crianças o prazer genuíno de ler, criar e sonhar. É uma semente que lançamos hoje para colhermos um futuro mais leitor, mais crítico

LEIA MAIS »

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

AUGUSTO GOMES FERREIRA

Atualmente, atua como Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, vinculada à Prefeitura de Tefé, no Amazonas. Tem mais de dez anos de atuação comprovada na área de comunicação no Município de Tefé, trabalhando nos principais veículos de informação – Rádios, Jornais (Online e Imprenso) e Redes Sociais. Possui formação escolar básica pelo CEDESCRI. Graduação em Letras – Língua Portuguesa (CEST/UEA). 

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

Cadastre-se em nossa lista para receber mais conteúdos.