Notícias

Eventos

Chapa Eleita: Tefé-AM Garante Representatividade na UNDIME Nacional

Na manhã desta terça-feira, 29/07, a cidade de Tefé, no Amazonas, conquistou espaço no cenário educacional brasileiro. Durante o processo eleitoral da UNDIME Nacional, realizado em Salvador, o secretário municipal de Educação, Marcus Lúcio Sousa, foi eleito suplente da Secretaria de Assuntos Jurídicos, integrando oficialmente a nova composição do Conselho Nacional de Representantes (CNR). A chapa “Undime Democrática”, agora eleita, é liderada por Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Sud Mennucci/SP, e conta com a vice-presidência de Idilvan Alencar (CE), além de representantes de todas as regiões do país, fortalecendo a articulação nacional em prol da educação pública municipal. Marcus Lúcio, como líder do CNR no Amazonas, participou ativamente do processo de votação, destacando o compromisso de levar as demandas da região amazônica para o debate nacional. “É uma vitória coletiva. Ter o Amazonas representado na Undime Nacional é fundamental para que nossas realidades e desafios sejam ouvidos e

LEIA MAIS »
Projetos

Escola promove mostra de projetos voltados à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

A manhã da última sexta-feira, 25/07, foi marcada por muita criatividade, aprendizado e integração na Escola Municipal Colônia Ventura, durante a abertura da 1ª Mostra das Instituições Educativas e Escolas Municipais de Ensino Fundamental envolvidas no projeto “Brincar, Aprender e Crescer: Facilitando a Transição da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental”. A iniciativa celebra o percurso de acolhimento, escuta e práticas pedagógicas que ajudam as crianças a vivenciar com segurança e afeto o início de uma nova etapa da vida escolar. O projeto foi apresentado aos diretores e pedagogos no dia 24 de junho, no auditório da SEMED, e agora ganha forma nas escolas da rede municipal, com apresentações realizadas por professores da Educação Infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental. A mostra contou com a presença de representantes do CEST/UEA, como o Prof. Me. Odimar Lorenset, das Coordenadoras de Educação Infantil da SEMED, professoras Jucineide

LEIA MAIS »
Reuniões

Conselho Escolar se reúne na SEMED com foco em transparência e prestação de contas.

Na manhã desta quinta-feira (29/05), a Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) realizou a reunião do Conselho Escolar no auditório da própria secretaria. A pauta do encontro destacou dois pontos centrais: o fortalecimento da atuação dos conselhos escolares e a prestação de contas referente ao exercício de 2024. A reunião foi conduzida pelo professor mestre Mateus Epifânio, responsável pelo acompanhamento dos conselhos escolares no município. Em sua fala de abertura, o professor ressaltou a importância da participação coletiva na construção de uma escola pública mais eficiente e democrática. “Os Conselhos Escolares são espaços legítimos de diálogo e decisão. Quando fortalecemos essas instâncias, reforçamos o compromisso com a gestão participativa e com a transparência dos recursos públicos”, destacou Mateus. Estiveram presentes gestores, conselheiros escolares e o secretário adjunto de educação, Elder Balieiro, que representou a gestão municipal e reafirmou o papel estratégico da comunidade escolar no acompanhamento da política educacional.

LEIA MAIS »
Cursos

SEMED realiza cerimônia de encerramento da capacitação para merendeiros da rede municipal.

A Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) realizou nesta quinta-feira (16/05), na Creche Municipal Ana Maria, no bairro Jardim Lara, a cerimônia de encerramento da primeira etapa da Capacitação para Merendeiros(as) da Rede Municipal de Ensino. O evento contou com a presença de autoridades, equipe técnica e dezenas de profissionais da alimentação escolar que atuam nas unidades de ensino da zona urbana. Durante o evento, os participantes receberam certificados de conclusão da formação, que teve como objetivo principal fortalecer as práticas alimentares nas escolas com foco na segurança alimentar, no aproveitamento de insumos regionais e na valorização dos profissionais que garantem diariamente uma alimentação saudável e digna aos estudantes. Em sua fala, o secretário municipal de Educação, professor Marcus Lúcio de Sousa, destacou a importância estratégica da merenda escolar regionalizada: “A merenda é mais do que uma refeição: é um instrumento pedagógico, um direito dos nossos alunos e um

LEIA MAIS »

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

AUGUSTO GOMES FERREIRA

Atualmente, atua como Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, vinculada à Prefeitura de Tefé, no Amazonas. Tem mais de dez anos de atuação comprovada na área de comunicação no Município de Tefé, trabalhando nos principais veículos de informação – Rádios, Jornais (Online e Imprenso) e Redes Sociais. Possui formação escolar básica pelo CEDESCRI. Graduação em Letras – Língua Portuguesa (CEST/UEA). 

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

Cadastre-se em nossa lista para receber mais conteúdos.