Notícias

Projetos

Escola promove mostra de projetos voltados à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

A manhã da última sexta-feira, 25/07, foi marcada por muita criatividade, aprendizado e integração na Escola Municipal Colônia Ventura, durante a abertura da 1ª Mostra das Instituições Educativas e Escolas Municipais de Ensino Fundamental envolvidas no projeto “Brincar, Aprender e Crescer: Facilitando a Transição da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental”. A iniciativa celebra o percurso de acolhimento, escuta e práticas pedagógicas que ajudam as crianças a vivenciar com segurança e afeto o início de uma nova etapa da vida escolar. O projeto foi apresentado aos diretores e pedagogos no dia 24 de junho, no auditório da SEMED, e agora ganha forma nas escolas da rede municipal, com apresentações realizadas por professores da Educação Infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental. A mostra contou com a presença de representantes do CEST/UEA, como o Prof. Me. Odimar Lorenset, das Coordenadoras de Educação Infantil da SEMED, professoras Jucineide

LEIA MAIS »
Destaques

Marcus Lúcio leva protagonismo da educação de Tefé ao seminário internacional da UNESCO, em Curitiba

O município de Tefé voltou a se destacar no cenário nacional da educação. O secretário municipal de Educação e presidente da UNDIME Amazonas, professor Marcus Lúcio de Sousa, representa o estado do Amazonas no Seminário Internacional pelo Enfrentamento do Bullying nas Escolas, promovido pela UNESCO em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 5 e 6 de junho, em Curitiba (PR). O evento reúne lideranças educacionais de todo o Brasil, além de especialistas e representantes de organismos internacionais, para debater políticas públicas e estratégias pedagógicas de combate ao bullying no ambiente escolar. A iniciativa é parte de uma articulação global que busca garantir escolas mais seguras, inclusivas e comprometidas com a cultura de paz. Marcus Lúcio participa do evento acompanhado dos secretários Jorge Castro de Souza, de Santo Antônio do Içá, e Isaac Gadelha, de Boa Vista do Ramos,

LEIA MAIS »
Reuniões

Conselho Escolar se reúne na SEMED com foco em transparência e prestação de contas.

Na manhã desta quinta-feira (29/05), a Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) realizou a reunião do Conselho Escolar no auditório da própria secretaria. A pauta do encontro destacou dois pontos centrais: o fortalecimento da atuação dos conselhos escolares e a prestação de contas referente ao exercício de 2024. A reunião foi conduzida pelo professor mestre Mateus Epifânio, responsável pelo acompanhamento dos conselhos escolares no município. Em sua fala de abertura, o professor ressaltou a importância da participação coletiva na construção de uma escola pública mais eficiente e democrática. “Os Conselhos Escolares são espaços legítimos de diálogo e decisão. Quando fortalecemos essas instâncias, reforçamos o compromisso com a gestão participativa e com a transparência dos recursos públicos”, destacou Mateus. Estiveram presentes gestores, conselheiros escolares e o secretário adjunto de educação, Elder Balieiro, que representou a gestão municipal e reafirmou o papel estratégico da comunidade escolar no acompanhamento da política educacional.

LEIA MAIS »
Destaques

Tefé protagoniza iniciativa inédita no Amazonas para construção de Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Indígena

Em um movimento pioneiro no Estado do Amazonas, o município de Tefé deu início, nesta quinta-feira (08/05), à elaboração participativa das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Escolar Indígena. O encontro, realizado na comunidade indígena Nova Esperança, localizada na região da Barreira de Baixo, reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Conselho Municipal de Educação (CME), lideranças indígenas, educadores e autoridades locais. A iniciativa marca um avanço significativo nas políticas públicas de educação do município, ao colocar em pauta a construção de uma proposta pedagógica que respeite os modos de vida, as línguas, os saberes e as práticas socioculturais dos povos originários. Com essa ação, Tefé se torna o primeiro município amazonense a institucionalizar o debate sobre diretrizes específicas para a educação escolar indígena, reforçando seu protagonismo na promoção de uma educação inclusiva, plural e comprometida com os direitos indígenas. Durante o encontro, a coordenadora executiva pedagógica da

LEIA MAIS »

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

AUGUSTO GOMES FERREIRA

Atualmente, atua como Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, vinculada à Prefeitura de Tefé, no Amazonas. Tem mais de dez anos de atuação comprovada na área de comunicação no Município de Tefé, trabalhando nos principais veículos de informação – Rádios, Jornais (Online e Imprenso) e Redes Sociais. Possui formação escolar básica pelo CEDESCRI. Graduação em Letras – Língua Portuguesa (CEST/UEA). 

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

Cadastre-se em nossa lista para receber mais conteúdos.