Notícias

Projetos

SEMED Tefé e Instituto Brasil Solidário firmam cooperação técnica para fortalecer educação com formações e materiais pedagógicos

A Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasil Solidário (IBS), com vigência de cinco anos, para a realização de formações continuadas e a promoção de metodologias inovadoras voltadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, até o 9º ano. O acordo foi assinado no dia 24 de março de 2025 e tem como objetivo promover ações conjuntas para a execução do Programa de Formação Continuada do IBS, conforme plano de trabalho previamente aprovado. A parceria visa fortalecer práticas pedagógicas nas áreas de leitura e escrita, meio ambiente, protagonismo estudantil e, especialmente, educação financeira. Como parte da cooperação, o município já recebeu R$ 40 mil em jogos pedagógicos de educação financeira, que serão distribuídos entre as escolas da zona urbana e rural. O material didático possibilita o ensino de finanças de forma lúdica, inclusiva e significativa, contribuindo

LEIA MAIS »
Projetos

Projeto Brincar, Aprender e Crescer leva vivências transformadoras à Escola Luzivaldo de Castro

A manhã desta terça-feira, 29/07, foi marcada por mais uma etapa da 1ª Mostra das Instituições Educativas e Escolas Municipais participantes do Projeto Brincar, Aprender e Crescer: Facilitando a Transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental. A atividade aconteceu no espaço da Escola Municipal Professor Luzivaldo de Castro, reunindo educadores, crianças, famílias e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED). O projeto, idealizado para tornar o momento da transição escolar mais acolhedor, lúdico e significativo, propõe vivências que estimulam a autonomia, a curiosidade e o prazer em aprender, fortalecendo a continuidade do desenvolvimento integral das crianças. Durante a mostra, foram apresentadas atividades pedagógicas, relatos de experiências, varal afetivo com mensagens das crianças para o futuro, exposição interativa com registros fotográficos e um cantinho da leitura afetiva, onde livros sobre amizade e novas descobertas encantaram o público presente. Segundo a equipe pedagógica da Coordenação Infantil,

LEIA MAIS »
Destaques

Comitiva de Tefé representa o Amazonas no VII Fórum Nacional da UNCME no Rio de Janeiro

A cidade de Tefé (AM) está sendo destaque nacional ao contar com a maior comitiva do Amazonas no VII Fórum Nacional de Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação e 3º Seminário Nacional do CACS-FUNDEB, realizado pela UNCME, entre os dias 09 e 12 de junho de 2025, no Palácio Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro (RJ). A comitiva tefeense é composta pelo secretário adjunto de Educação, professor Elder Balieiro de Castro, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Dalvaneide Cruz das Chagas, professor Mateus Epifânio, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundeb em Tefé, além de mais três conselheiros que integram o colegiado municipal. O grupo participa ativamente dos debates e oficinas sobre o fortalecimento dos conselhos, financiamento da educação e mecanismos de controle social. A presença da delegação de Tefé no evento conta com o apoio institucional do prefeito Nicson Marreira e do

LEIA MAIS »

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

AUGUSTO GOMES FERREIRA

Atualmente, atua como Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, vinculada à Prefeitura de Tefé, no Amazonas. Tem mais de dez anos de atuação comprovada na área de comunicação no Município de Tefé, trabalhando nos principais veículos de informação – Rádios, Jornais (Online e Imprenso) e Redes Sociais. Possui formação escolar básica pelo CEDESCRI. Graduação em Letras – Língua Portuguesa (CEST/UEA). 

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

Cadastre-se em nossa lista para receber mais conteúdos.