Notícias

Destaques

Comitiva de Tefé representa o Amazonas no VII Fórum Nacional da UNCME no Rio de Janeiro

A cidade de Tefé (AM) está sendo destaque nacional ao contar com a maior comitiva do Amazonas no VII Fórum Nacional de Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação e 3º Seminário Nacional do CACS-FUNDEB, realizado pela UNCME, entre os dias 09 e 12 de junho de 2025, no Palácio Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro (RJ). A comitiva tefeense é composta pelo secretário adjunto de Educação, professor Elder Balieiro de Castro, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Dalvaneide Cruz das Chagas, professor Mateus Epifânio, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundeb em Tefé, além de mais três conselheiros que integram o colegiado municipal. O grupo participa ativamente dos debates e oficinas sobre o fortalecimento dos conselhos, financiamento da educação e mecanismos de controle social. A presença da delegação de Tefé no evento conta com o apoio institucional do prefeito Nicson Marreira e do

LEIA MAIS »
Destaques

SEMED Tefé participa de formação regional sobre Educação Integral e Escola de Tempo Integral em Manaus.

Nos dias 29 e 30 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) marca presença no Curso de Formação Continuada de Secretários(as) e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação na Perspectiva da Educação Integral e Escola de Tempo Integral – Região Norte, realizado em Manaus (AM). O evento reúne representantes das secretarias municipais de educação de diversos municípios da região, com o objetivo de aprofundar a compreensão e o planejamento das políticas de Educação Integral, além de fortalecer a implementação das Escolas de Tempo Integral nos sistemas públicos de ensino. Tefé está sendo representado pela Coordenadora Executiva Pedagógica, professora Maria Teresa Araújo dos Santos, e pela professora Heloisa Eneida Barreto Coelho, que atuam diretamente no apoio técnico e pedagógico da rede municipal de ensino. Durante a formação, estão sendo discutidas diretrizes, experiências exitosas, marcos legais e estratégias de gestão voltadas para o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando não

LEIA MAIS »
Reuniões

Conselho Escolar se reúne na SEMED com foco em transparência e prestação de contas.

Na manhã desta quinta-feira (29/05), a Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) realizou a reunião do Conselho Escolar no auditório da própria secretaria. A pauta do encontro destacou dois pontos centrais: o fortalecimento da atuação dos conselhos escolares e a prestação de contas referente ao exercício de 2024. A reunião foi conduzida pelo professor mestre Mateus Epifânio, responsável pelo acompanhamento dos conselhos escolares no município. Em sua fala de abertura, o professor ressaltou a importância da participação coletiva na construção de uma escola pública mais eficiente e democrática. “Os Conselhos Escolares são espaços legítimos de diálogo e decisão. Quando fortalecemos essas instâncias, reforçamos o compromisso com a gestão participativa e com a transparência dos recursos públicos”, destacou Mateus. Estiveram presentes gestores, conselheiros escolares e o secretário adjunto de educação, Elder Balieiro, que representou a gestão municipal e reafirmou o papel estratégico da comunidade escolar no acompanhamento da política educacional.

LEIA MAIS »
Cursos

SEMED realiza cerimônia de encerramento da capacitação para merendeiros da rede municipal.

A Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) realizou nesta quinta-feira (16/05), na Creche Municipal Ana Maria, no bairro Jardim Lara, a cerimônia de encerramento da primeira etapa da Capacitação para Merendeiros(as) da Rede Municipal de Ensino. O evento contou com a presença de autoridades, equipe técnica e dezenas de profissionais da alimentação escolar que atuam nas unidades de ensino da zona urbana. Durante o evento, os participantes receberam certificados de conclusão da formação, que teve como objetivo principal fortalecer as práticas alimentares nas escolas com foco na segurança alimentar, no aproveitamento de insumos regionais e na valorização dos profissionais que garantem diariamente uma alimentação saudável e digna aos estudantes. Em sua fala, o secretário municipal de Educação, professor Marcus Lúcio de Sousa, destacou a importância estratégica da merenda escolar regionalizada: “A merenda é mais do que uma refeição: é um instrumento pedagógico, um direito dos nossos alunos e um

LEIA MAIS »

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

AUGUSTO GOMES FERREIRA

Atualmente, atua como Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, vinculada à Prefeitura de Tefé, no Amazonas. Tem mais de dez anos de atuação comprovada na área de comunicação no Município de Tefé, trabalhando nos principais veículos de informação – Rádios, Jornais (Online e Imprenso) e Redes Sociais. Possui formação escolar básica pelo CEDESCRI. Graduação em Letras – Língua Portuguesa (CEST/UEA). 

Esta Gostando do Conteúdo? Compartilhe.

Cadastre-se em nossa lista para receber mais conteúdos.