Notícias

Reunião define logística da 1ª Etapa Presencial da Formação Saberes Indígenas em Tefé

A Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) realizou, nesta terça-feira (29/07), uma reunião estratégica...

A Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) realizou, nesta terça-feira (29/07), uma reunião estratégica para alinhar os preparativos da 1ª Etapa Presencial da Formação Saberes Indígenas, prevista para acontecer entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Participaram do encontro a supervisora da ação Saberes Indígenas pelo Núcleo UEA, Ana Paula, a professora formadora e representante do FOMEEIT, Hemily Marinho, a coordenação da Educação Escolar Indígena (EEI) da SEMED e o secretário municipal de Educação, professor Elder Balieiro.

A escolha da data levou em consideração o calendário escolar das comunidades indígenas, que tradicionalmente ficam sem aulas no fim do mês, período em que os professores se deslocam das aldeias para o recebimento de seus salários.

Principais decisões

  • Local: Auditório da UEA.
  • Alimentação: A SEMED disponibilizará equipe de apoio, enquanto a ação Saberes Indígenas custeará os insumos. Para otimizar a logística, será contratada prestadora de serviço com buffet pronto, incluindo utensílios e mobiliário para os dias de atividade.
  • Transporte: O pedido de apoio para deslocamento da alimentação será encaminhado à UEA e ao DSEI. A chegada e retorno dos professores dos municípios vizinhos poderão contar com a van da UEA.
  • Hospedagem: Professores residentes em Tefé não precisarão de estadia. Para os demais, será realizado levantamento para verificar alternativas próximas à UEA, podendo envolver escolas com estrutura ou pousadas custeadas pelos municípios.

Encaminhamentos

Foram definidos os seguintes passos: envio de carta e termo à SEMED, solicitação do uso do auditório à UEA, pedidos de apoio logístico à UEA e ao DSEI e levantamento da lista total de participantes para elaboração do orçamento de alimentação.

A Formação Saberes Indígenas é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das práticas pedagógicas nas comunidades indígenas, garantindo formação continuada e valorização dos saberes tradicionais no processo educacional.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram