Avaliar o estado nutricional do aluno, identificar os riscos à saúde associada à escassez de massa magra ou excesso de gordura corporal, avaliar crescimento e desenvolvimento, foram os principais objetivos da ação realizada na última quarta-feira, (20), na Creche Municipal Profº. Edézio Oliveira de Pinho.
Na ocasião, participaram da atividade 155 alunos da creche, de idades de dois e três anos. A avaliação foi realizada pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), Márcia Guimarães e Anandra Araújo, através de apresentação expositiva, utilizando estadiômetro e balança.
De acordo com Márcia Guimarães, a avaliação nutricional é fundamental que se evite doenças em crianças e adolescentes. “A importância da avaliação nutricional é prevenir as patologias (diabetes, hipertensão, triglicérides), pois nos últimos anos a patologia em crianças menores de 10 anos aumentou devido à má alimentação”, explicou a Nutricionista.
Além disso, a avaliação nutricional é reconhecida tanto na atenção primária, para acompanhar o crescimento e a saúde da criança e do adolescente, quanto na detecção precoce de distúrbios nutricionais, seja desnutrição, seja obesidade.
PARA CONHECIMENTO
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a nutrição adequada é fundamental para atingir o bem-estar físico completo, assim como mental e social, considerando-se a importância dos aspectos socioculturais relacionados à alimentação.
“A avaliação nutricional compreende uma visão global da criança, somando-se os dados encontrados na anamnese clínica, alimentar, exame físico, antropometria e, quando necessário, exames complementares. Os dados antropométricos são comparados com os padrões de referência (curvas de crescimento da OMS) e idealmente interpretados numa visão longitudinal da criança”, explica a OMS.
Para a Associação Brasileira de Nutrologia/Sociedade Brasileira de Pediatria (ABRAN/SBP), a avaliação nutricional adequada de crianças e adolescentes ajuda a rastrear possíveis deficiências de peso, estatura, além de analisar a ingestão alimentar desse público.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Equipe realizadora da ação | NUTRICIONISTAS SEMEEC
Texto: Augusto Gomes | ASCOM SEMEEC













