Compreender e identificar ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas foi um dos temas discutidos pelos participantes do NUCA
Protagonistas do presente com faixas etárias de 12 a 16 anos de idade já pensam em um mundo melhor para todos. Temas como as mudanças climáticas despertam a curiosidade e interesse da juventude do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Tefé, que quer ter vez e voz, para falar de ciência aos povos da imensa Amazônia.
“A gente entendeu a ideia e agora precisamos expandir, contar para todos, pois se não mudarmos nossas ações para melhor, logo, logo, tudo o que temos vai acabar, e aí não tem volta”, comenta um dos adolescentes.
“Nós precisamos falar sobre isso para o máximo de pessoas e tentar conscientizá-las sobre os prejuízos que os maus hábitos podem causar ao nosso planeta no futuro”, diz.
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar.
Para que o tempo “a longo prazo” não chegue no presente e nem no futuro próximo é fundamental que todos lutem pelas causas em prol da vida do planeta terra. Indicando o exemplo, a juventude de agora já começa a discutir a temática com empoderamento, com objetivo de mitigar os impactos catastróficos na vida humana futura.
A formação intelectual de adolescentes e jovens é essencial neste processo que visa enfatizar a importância da participação na busca por soluções para esse desafio global.
Na última quarta-feira, 19/7, formato virtual, da sala de projetos do I Centro de Aplicação em Educação Walter Cabral, os integrantes do NUCA de Tefé participação do “Encontro sobre Mudanças Climáticas”, com a participação também de representantes dos estados do Acre, Roraima e Rondônia.
“Na oportunidade, a equipe do Selo Unicef e parceiros implementadores apresentaram informações sobre o tema, foram abordados conceitos como o aquecimento global, as causas das mudanças climáticas, os efeitos nas diferentes regiões do mundo e as possíveis soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, explica Elton Marques, Articulador do Selo Unicef e Mobilizador do NUCA de Tefé.
“O encontro virtual de adolescentes sobre mudanças climáticas foi um momento de conscientização, diálogo e compartilhamento de ideias. Os participantes demonstraram grande interesse e comprometimento em contribuir para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas”, comenta Ana Theomara, diretora do I Centro de Aplicação em Educação Walter Cabral.
Como resultados das discussões surgiram propostas concretas de ações individuais e coletivas, evidenciando a capacidade dos adolescentes de influenciar de forma positiva o futuro do planeta. O encontro foi o ponto de partida para que os participantes continuem engajados e trabalhem em conjunto para enfrentar esse desafio global.
Nos meses de agosto e setembro deste ano, estão previstos ocorrerem os Encontros Estaduais dos NUCAs, sendo no dia 01/08, em Rondônia, no dia 05/09, no Amazonas, no dia 15/09, em Roraima e no dia 20/09, no Estado do Acre.


Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Nuca Tefé/SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC