Notícias

Educadores participam de mentoria sobre estratégias de sucesso para aplicação do Saeb em 2023, em Tefé, no Amazonas

Avaliação externa em larga escala busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis...

Avaliação externa em larga escala busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos

A edição deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia. Para possibilitar a comparação com as edições anteriores, de 2019 e 2021, algumas matrizes das avaliações não mudaram em 2023.

A convite da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), o Prof. Me. Mateus Epifânio Marques, ministrou uma palestra sobre as estratégias de sucesso para aplicação do Saeb em 2023, em Tefé, no Amazonas, nesta quarta-feira, 09/08, no auditório da SEMEEC.

Organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de Matemática e Língua Portuguesa são aplicadas para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza avaliam os 5º e 9º anos por amostragem, e algumas escolas de Educação Infantil respondem a questionários sobre a qualidade da Educação.

Trata-se de uma avaliação externa em larga escala que busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos. Atualmente, ela é o principal instrumento para aferir a qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio. Com isso, é necessário que tracemos estratégias exitosas para que nossos profissionais da educação transponham os conteúdos de maneira que os nossos estudantes obtenham o melhor desempenho no momento da aplicação da avaliação”, explica Mateus Epifânio.

No mês de julho deste ano, foram aplicados simulados nas escolas municipais da zona rural e urbana de Tefé. Marcus Lúcio de Souza, Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé, acredita que realizar os simulados nas escolas é fundamental para que os estudantes obtenham um excelente resultado na edição do Saeb de 2023.

O simulado ajuda a identificar as dificuldades e testar os conhecimentos. Eu acredito que é muito importante fazer todas essas provas, para está bem preparado para o momento da aplicação externa do Saeb neste ano. Para isso, é primordial que os nossos professores que estejam também bem preparados dentro de sala de aula, proporcionando assim qualidade ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos”, pontua o Secretário.

Após cada simulado, a equipe pedagógica da SEMEEC promove encontros com os professores, com o objetivo de discutir as estratégias para realização de intervenção didático metodológica para auxiliar no andamento da qualidade do ensino dos estudantes. Durante o encontro com o professor Mateus Marques, mais de 50 coordenadores pedagógicos marcaram presença.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Fotos: Coordenação do Saeb Tefé

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram